segunda-feira, 13 de abril de 2009

Alfabetização e Letramento: Questões sobre avaliação.







"Na concepção de avaliação que estamos enfatizando como reguladora e orientadora do processo
de aprendizagem, duas funções ou ações avaliativas são inseparáveis: o diagnóstico e o monitoramento.
Se pensarmos no processo de alfabetização, a função diagnóstica tem como objetivo o conhecimento de cada criança e do perfil de toda uma turma, no que se refere a seus desempenhos ao longo da aprendizagem e à identificação de seus progressos, suas dificuldades e descompassos em relação às metas esperadas.
E por que introduzir a função de monitoramento no conjunto de ações e funções avaliativas?
Quando se acompanha de perto um processo de aprendizagem, passo a passo, amplia-se a possibilidade de perceber avanços e rupturas.
Por isso, o monitoramento tem uma função preventiva e permite que a ação docente se oriente por um prognóstico positivo: ele indica o que fazer para que o aluno resgate a oportunidade de aprender, antes que as avaliações burocráticas apareçam com uma sentença fatal de fracasso, ou antes que se leve muito tempo para descobrir que não houve a aprendizagem suposta ou esperada."(Fascículo 2 pág. 9/10).

Um comentário:

  1. Gostei da explanação sobre as questões de avaliação, são bem explícitas, parabéns, sou professora e também estou fazendo o Pró-letramento de Alfabetização,

    ResponderExcluir