segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aprender com jogos


"Estabelecendo uma relação entre jogo e conhecimento, podemos afirmar que, se para conhecer é preciso agir, para jogar também é (...) Para nós, jogar favorece a aquisição de conhecimento, pois o sujeito aprende sobre si próprio (como age e pensa), sobre o próprio jogo (o que o caracteriza, como vencer), sobre as relações sociais relativas ao jogar tais como competir e cooperar) e, também, sobre conteúdos." Lino de Macedo - Aprender com Jogos e Situações-Problema.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Trabalhando com o Material Cuisenaire




O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas. Então decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
O Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Logotipo do Pró-letramento Matemática Artur Nogueira - 2008


Este logotipo foi desenvolvido pelas cursistas de Matemática da E.M.E.F. "Profª Aparecida Dias dos Santos" e foi escolhido por todas nós para tornar-se o símbolo dos nossos grupos de Matemática. Parabéns à todas as cursistas pelo trabalho, pois criaram logotipos muito criativos e significativos. Os trabalhos maravilhosos que vocês apresentam apenas comprovam o quanto vocês são brilhantes.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Planejamento semanal

O planejamento possibilita uma avaliação e revisão frequentes do nosso trabalho e dos avanços dos alunos. Por exemplo, ao analisar uma semana de aula, visualizamos quantas atividades de leitura e escrita fizemos e o que ficou faltando.

Jeitos e jeitos de viver o tempo da leitura e da escrita na sala de aula.

Hoje discutimos o tempo que dedicamos à leitura e à escrita na sala de aula.
Apresentamos a organização do nosso trabalho através do planejamento do ensino.

Os tempos da escrita e da leitura na sala de aula.


sábado, 14 de junho de 2008

Fração na linha


Trabalhar com as frações equivalentes é essencial para que o aluno possa realizar as operações com as frações com maior facilidade.

sexta-feira, 13 de junho de 2008


O jogo como espaço para pensar

Como os jogos permitem à criança inventar novos procedimentos, constituem contextos excelentes para a construção do possível e do necessário. Os possíveis dizem respeito aos diferentes meios de se alcançar o resultado, e a necessidade, à coerência e à integração dos meios em função dos resultados.
Rosely Palermo Brenelli

terça-feira, 10 de junho de 2008

Avaliação diagnóstica e monitoramento com estratégia de aprendizagem.

Professoras falam das estratégias para avaliação dos alunos e do trababalho realizado na escola.
O que fazer após uma avaliação diagnóstica? Quais os encaminhamentos?
Bela equipe!Parabéns.

Cursista fala sobre como realiza a avaliação na sua escola.

Compartilhar com as demais colegas de curso as conquistas e dificuldades tem sido constante no Pró- Letramento. O resultado é sempre muito positivo. Parabéns meninas.

Cursistas falam das estratégias de intervenção na aprendizagem dos alunos.

Reflexões sobre quais foram as oportunidades de aprendizagem vivenciadas pelo aluno no que se refere a avaliação diagnóstica e de acompanhamento? Quais os procedimentos diante das dificuldades de aprendizagem?
É importante o investimento na comunicação dos resultados da avaliação aos pais, de forma clara e acessível para que estes possam entender o trabalho desenvolvido, as conquistas e possíveis dificuldades dos filhos.

Recebendo visita


A professora Maria Ap.G. Leveglin, convidada para fazer um relato de suas experiências com a produção de texto falou da importância do professor na vida dos alunos e dos pais, suas estratégias de acompanhamento das pesquisas e registros individuais. Relatou que a 1º reunião de pais faz com os alunos presentes e o quanto isso tem sido produtivo. A professora fala com segurança e entusiasmo porque fala da sua vivência e isto é importante no profissional, falar com sinceridade, verdade e espírito de liderança. A você todo o carinho do grupo Pró-Letramento.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Logotipos utilizando conceitos de Simetria




Quebra-cabeça da pirâmide com bolinhas de gude. Contribuição da profª. Priscila Medeiros da Silva.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Socialização dos trabalhos individuais




Queridas cursistas!
A percepção de elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas é conteúdo do assunto "Espaço e Forma" dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Como pudemos perceber em nossos trabalhos individuais, dentro de nossos espaços de convivência esses elementos estão muito presentes. Parabéns pelos trabalhos.