O livro didático deve ser utilizado como mais um recurso na tentativa de atingirmos nossos objetivos. Para que seja eficiente precisamos analisá-lo e adequando ao nosso planejamento.
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Arcos da divisão
domingo, 27 de abril de 2008
1° Fórum de educação de Artur Nogueira.
Queridas cursistas, é o momento de ampliarmos nossos conhecimentos.
Nosso primeiro Fórum de educação promete muito pelos palestrantes e pelo cuidado com que foi preparado para receber a todos.
Já conheço de outro curso o Dr. Gabriel Perissé, ele é maravilhoso.E olhem o tema de sua palestra"A Arte de Ensinar". Os demais conheço através de artigos e pelo trabalho mesmo que realizam.
Um abraço a todas.
Nosso primeiro Fórum de educação promete muito pelos palestrantes e pelo cuidado com que foi preparado para receber a todos.
Já conheço de outro curso o Dr. Gabriel Perissé, ele é maravilhoso.E olhem o tema de sua palestra"A Arte de Ensinar". Os demais conheço através de artigos e pelo trabalho mesmo que realizam.
Um abraço a todas.
Planejando e organizando o trabalho pedagógico,sobre a apropriação do sistema de escrita.
Trabalhar conhecimentos, capacidades e atitudes envolvidas na compreensão dos usos e funções sociais da escrita implica, em primeiro lugar, trazer para a sala de aula e disponibilizar, para observação e manuseio pelos alunos, muitos textos, pertencentes a gêneros diversificados, presentes em diferentes suportes. Sempre com o acompanhamento do professor(a).
Leitura:capacidades,conhecimentos e atitudes
Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas, para algumas pessoas, no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, para outros , é sobretudo na escola que este gosto pode ser insentivado.Não é necessário que a criança espere aprender a ler para ter acesso ao prazer da leitura.
Cursistas falam sobre a importância da leitura
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Entrevista do Prof° Dr. Luiz Barco
Olá queridas professoras!
Como vocês já sabem teremos a presença ilustre do Prof° Dr. Luiz Barco ,na terça-feira 29/04, no nosso 1º Fórum de Educação.
Em uma entrevista à Ebenezer de Menezes da Agência EducaBrasil, o Profº Dr. Luiz Barco faz colocações muito interessantes sobre o ensino da Matemática. Afirma que "Eles (os alunos) perguntam para que serve e não quanto de alegria vai ter sendo capaz de desenvolver determinado problema".
Vocês podem ler a entrevista na íntegra acessando: http://www.colegiosantateresa.com.br/2008/3/18/Pagina1034.htm
abraço da
Carla
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Queridas cursistas e amiga Carla,fiquem com este pensamento
"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho,na ação-reflexão."
Paulo Freire.
Bom final de semana
Paulo Freire.
Bom final de semana
Apresentação de um plano de aula
sábado, 12 de abril de 2008
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Dicas para atividades individuais
Olá queridas professoras!
Façam as atividades individuais com calma, lendo sempre as instruções do fascículo e a seção a que a atividade se refere. Na próxima reunião socializaremos as conclusões que vocês chegaram e pensaremos juntas sobre o que foi estudado nesta quinzena.
-Na TI 1, vocês precisam apenas selecionar atividades de seus alunos ou dos alunos de colegas de outras salas, que mostrem representações numéricas, registrem comentários dos acertos do aluno e o porque ele erra, como fizemos em sala na página 9.
-TI 2, Que perguntas podem ser feitas neste caso para que o aluno reflita sobre esses números?
-TI 3, Vocês podem elaborar atividades em que a criança ora tenha que desenhar a quantidade, ora colocar o número. Criem variações explorando "pulos" de 10 em 10, 5 em 5.
-TI4, Use a reta numérica. Saiam dos limites da sala de aula
-TI5, Podemos com o mesmo material representar esse número de quatro maneiras diferentes? E com materiais diferentes?
Vocês são muito criativas. Sintam-se livres para criar, lembrando que não existe certo e errado, nós como nossos alunos estamos construindo nosso conhecimento através da nossa reflexão.
Troquem idéias entre si, e se as dúvidas surgirem contem comigo.
Um abraço e bom trabalho!
Carla
Façam as atividades individuais com calma, lendo sempre as instruções do fascículo e a seção a que a atividade se refere. Na próxima reunião socializaremos as conclusões que vocês chegaram e pensaremos juntas sobre o que foi estudado nesta quinzena.
-Na TI 1, vocês precisam apenas selecionar atividades de seus alunos ou dos alunos de colegas de outras salas, que mostrem representações numéricas, registrem comentários dos acertos do aluno e o porque ele erra, como fizemos em sala na página 9.
-TI 2, Que perguntas podem ser feitas neste caso para que o aluno reflita sobre esses números?
-TI 3, Vocês podem elaborar atividades em que a criança ora tenha que desenhar a quantidade, ora colocar o número. Criem variações explorando "pulos" de 10 em 10, 5 em 5.
-TI4, Use a reta numérica. Saiam dos limites da sala de aula
-TI5, Podemos com o mesmo material representar esse número de quatro maneiras diferentes? E com materiais diferentes?
Vocês são muito criativas. Sintam-se livres para criar, lembrando que não existe certo e errado, nós como nossos alunos estamos construindo nosso conhecimento através da nossa reflexão.
Troquem idéias entre si, e se as dúvidas surgirem contem comigo.
Um abraço e bom trabalho!
Carla
sexta-feira, 4 de abril de 2008
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)